CE Antonina Ramos Freire

CE Antonina Ramos Freire
nosso laboratório

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Desafio

 Um grande desafio é gerir uma escola pública visando alcançar metas e obter cada vez melhores resultados. Os gestores que são preparados através de formação específica, não se deixam abater, optam pelo modelo de gestão que se apoiado na sistematização de procedimentos conjugado uma equipe articulada e em sintonia, lançam mão de poderosos aliados na busca da qualidade dos serviços oferecidos pelo o colégio, consagrando a oportunidade de melhorar índices de aproveitamento nas disciplinas consideradas essenciais, eleitas de maneira personalizada por cada unidade escolar em consonância com o PPP. Talvez seja possível mobilizar um grande número de parceiros, utilizando estratégias que adotam técnicas já existentes e muito utilizadas pela área de administração, com o foco maior no uso inteligente do tempo e embasado em quatro pilares essenciais para o sucesso: método de resolução de problema, técnica de trabalho em equipe, reuniões eficazes e administração do tempo. Alguns exemplos de ferramentas: análise FOFA, diagrama de Causa e Efeito, diagrama de Pareto, técnicas priorização de matriz GUTD, todos estes exemplos podem ser alimentados nas salas dos professores, onde qualquer ator poderá dar sua contribuição, ficando para equipe de coordenação o serviço de fechar, sistematizar as informações. O importante é não deixar passar as oportunidades casuais para aplicar as decisões e soluções mais acertadas.
  Comungo integralmente com a afirmação do Filósofo e econismista Peter Drucker:
“eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de “fazer certo as coisas certas.”

Débora Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário